quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Escola embarca numa viagem cultural com projeto "Todas as línguas são Camões"

 

O Agrupamento Professor Paula Nogueira está a preparar um projeto audiovisual único, intitulado Todas as línguas são Camões, que visa celebrar a diversidade linguística e cultural presente na comunidade escolar. A iniciativa, dinamizada pela Biblioteca Escolar e pelo Laboratório de Educação Digital, convida alunos de 26 nacionalidades diferentes a declamar poesia de Luís de Camões nas suas línguas maternas.


O objetivo principal deste projeto é criar um vídeo que promova uma verdadeira viagem cultural pelo planeta, destacando a riqueza e a beleza das diferentes línguas e culturas que coexistem na escola. Através da poesia de Camões, um dos maiores nomes da literatura portuguesa e mundial, os alunos terão a oportunidade de partilhar as suas identidades e tradições, criando uma ponte entre o passado e o presente, entre o local e o global.

Acreditamos que a poesia é uma forma poderosa de expressão cultural e que, ao declamar Camões nas suas línguas maternas, os alunos podem celebrar a sua herança e, ao mesmo tempo, homenagear um dos maiores poetas de língua portuguesa.


O projeto Todas as línguas são Camões está inserido nas atividades propostas pela Rede de Bibliotecas Escolares e conta com o apoio de toda a comunidade escolar. A equipa do Laboratório de Educação Digital está a trabalhar na produção do vídeo, que será apresentado publicamente entre abril e maio de 2025.

Este projeto é uma oportunidade única para os alunos explorarem a sua identidade cultural, desenvolverem competências de comunicação e celebrarem a diversidade que torna a nossa escola um lugar tão especial.

 



Sem comentários:

Enviar um comentário