terça-feira, 31 de maio de 2022

Projeto "Por mais oceanos"

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com as Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira desenvolveu o projeto "Por mais Oceano", numa articulação vertical e horizontal desde o Pré-escolar ao 3.º Ciclo.

"Por mais Oceano" pretende sensibilizar a comunidade educativa para a sustentabilidade dos oceanos e para a responsabilização da defesa e proteção desta importante fonte de vida e de recursos; mobilizando os alunos para a sua conservação com práticas/vivências/experiências que lhes permitam olhar de uma forma mais ecológica e ser a inspiração para as gerações futuras.

Esta iniciativa, produzida ao longo do ano, teve a participação de 1645 alunos num total de 81 salas/turmas envolvidas.

Em trabalho direto com a BE, foram produzidos dois filmes, um teatro, realizada leitura expressiva, registo de som e imagem, apresentações in loco dos trabalhos, tendo como resultado criação de público, promoção da leitura e interpretação de imagens, ideias e textos, utilizando diferentes suportes e meios, particularmente os média e as novas tecnologias. O trabalho com as BE, realizado ao longo dos segundo e terceiros períodos, foi produto de uma estreita articulação com todas as turmas, professores e equipa da biblioteca.

No corredor de acesso à BE, foi criada e apresentada uma exposição bastante completa com os trabalhos e a participação de todos os envolvidos. Na BE foi projetado um pequeno filme, debatido, de seguida pelas diferentes turmas que assistiram.

As turmas de todo o agrupamento visitaram a exposição final, dividida em duas salas, guiados por uma professora de Ciências Naturais e pelo Professor Bibliotecário, ficaram a conhecer o trabalho no seu todo, desde a sua primeira ideia ao produto final, bem como sobre a importância de refletir sobre o processo e sobre o produto. Como resultado, os alunos interessaram-se e compreenderam, através dos diferentes trabalhos, a dimensão do problema e as responsabilidades que nos cabiam como indivíduos conscientes e cidadãos ativos.

Os trabalhos foram criados nas diferentes turmas, em diferentes aulas, através da pesquisa e das leituras de manuais, livros e artigos, onde a BE colaborou direta e ativamente, emprestando computadores, tablets, fundo documental ou cedendo espaço para estudo, investigação e aulas com recurso ao projetor, no pequeno auditório da BE.

A Exposição, contemplando imagens e texto - poesia visual, artigos de opinião e científicos -, incentivou à leitura, à curiosidade e ao saber, em geral.

A Biblioteca ganhou novos leitores e mais público, incluindo professores e assistentes operacionais, bem como prestígio em contexto escolar.

Vídeo para apresentação do projeto
...
Trabalho realizado com alunos do 9.º ano
Registado em todas as escolas do agrupamento
e em vários locais do concelho

Curta-metragem "Está alguém, aí?"
...
Trabalho realizado com os alunos do 4.º ano
Criação de texto, dividido por três turmas.
Ensaio com as turmas, seleção de vozes e interpretação.
Gravação de vozes, sons e imagem.
...

Trabalhos apresentados na Exposição da Biblioteca Escolar

 

 





















...
Baleia criada pelos alunos do CAA


...
Vista geral da Exposição patente no corredor da BE






...

Pormenor do cenário utilizado para a Curta-Metragem "Está alguém, aí?"




...

Logotipo mais votado para representar o Projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário