quinta-feira, 4 de maio de 2017

Campeonato Concelhio de Leitura distingue alunos do concelho


"Teve lugar esta terça feira, dia 2 de maio, a final do 8º Campeonato Concelhio de Leitura – Leitura Rápida e Expressiva (LER), uma verdadeira festa da leitura, que envolveu todos os alunos do ensino público e privado do concelho de Olhão, do 3º ao 12º anos, e cujos finalistas de cada escalão se “defrontaram” no Auditório Municipal.


Mais do que um concurso, o Campeonato Concelhio de Leitura, uma organização do Município de Olhão e das Bibliotecas Escolares Paula Nogueira, pretende ser um espaço de promoção da leitura e de valorização dos melhores leitores.
A iniciativa, inserida no programa do 6º Mostra-te – Mostra de Juventude de Olhão, teve início há alguns meses, e contou com 3 fases: seleção do melhor leitor por turma; seleção do melhor leitor de cada escalão em cada agrupamento; e a final, onde os vencedores deram o seu melhor, através da leitura de um texto da sua preferência.
Uma escolha difícil para os jurados, para quem “todos os presentes são já vencedores”, como fizeram questão de sublinhar Adriana Nogueira, professora da Universidade do Algarve, Julieta Lima, escritora, e Paulo Farinho, Chefe da Divisão de Educação e Desporto da Autarquia.
Ao todo, participaram 22 alunos: 6 do 1º Ciclo, 6 do 2º Ciclo, 7 do 3º Ciclo e 3 do Ensino Secundário, efusivamente aplaudidos pelos colegas, que não quiseram deixar de marcar presença e manifestar o seu apoio.
Após apresentadas as respetivas leituras e a consequente deliberação do júri, os vencedores em cada um dos escalões foram: Iara Almeida, da Escola Básica de Quelfes; Carolina Sancho, da Escola Básica João da Rosa; Natacha Fernandes, do Colégio Bernardette Romeira e Renato Candeias, da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes.
No final desta festa concelhia da leitura, todos os participantes foram contemplados com um cheque-livro, oferta do Município, e um bilhete para o Festival do Marisco, oferta da empresa municipal Fesnima."


Sem comentários:

Enviar um comentário