José Sequeira Gonçalves e João Espada, respectivamente, autor e ilustrador do romance histórico Amanhecer na Rotunda estiveram na nossa escola no passado dia 19 de Novembro.
Esta actividade foi dinamizada pela biblioteca em colaboração com os professores de Português, Francês e de História das turmas do 8ºA, 8ºB e 9ºB e do 7ºB.
Este tipo de encontro é muito importante para a promoção da leitura porque professores e alunos empenham-se na leitura e análise dos livros dos escritores convidados, na realização de trabalhos de pesquisa, na preparação de perguntas a efectuar aos escritores….
José Sequeira Gonçalves começou por falar, sumariamente sobre o seu primeiro romance Cruz de Portugal. A acção desta obra centra-se no período de 1910-1918 e retrata o período da Primeira República Portuguesa e os soldados portugueses que combateram na Primeira Guerra Mundial.

Depois, intercalando a palavra com João Espada e com o apoio de suporte visuais, revelaram a construção do enredo de toda a situação histórica em Amanhecer na Rotunda.
Aceitando o desafio, José Sequeira consegue adaptar o seu romance ao teatro, magnificamente representado pelo Teatro Análise de Loulé, no pavilhão do NERA.
Agora e ao vivo, é possível ver, sentir e cheirar a sua obra, nos doze quadros e nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910, que transformaram Portugal numa República.
Como curiosidade, o autor e ilustrador fazem parte do elenco.
José Sequeira Gonçalves não quis despedir-se da sua jovem plateia, sem revelar também a outra veia artística, que muito agradou os presentes. Numa homenagem a António Gedeão dedilhou na sua guitarra a Pedra Filosofal, para todos aqueles que... não sabem que o sonho é uma constante da vida!



Sem comentários:
Enviar um comentário