Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
1ª MOSTRA em Olhão
No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o concelho de Olhão apresentou, de 1 a 3 de Outubro, a sua 1ª Mostra das Bibliotecas Escolares, sob o tema: VISÃO PANORÂMICA.
O evento, que contou com a colaboração da Direcção Regional de Educação do Algarve e da Câmara Municipal de Olhão, foi uma iniciativa das bibliotecas escolares do concelho que, em parceria com a Biblioteca Municipal de Olhão, desenvolvem a sua acção em 22 escolas e jardins-de-infância de 6 Agrupamentos e 1 Escola não agrupada, abarcando 6222 alunos.
O professor João Evaristo das Bibliotecas Paula Nogueira abriu a cerimónia, dando as boas vindas aos presentes. A primeira intervenção esteve a cargo do Director Regional Adjunto de Educação, Dr. Eduardo Dias, que salientou o trabalho desenvolvido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o crescimento que a mesma tem registado no Algarve.
Depois o Vereador da Educação e Cultura, Dr. João Peres, seguido da Directora de Departamento da Biblioteca Municipal, Dra. Graça Cunha, elogiaram o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Concelhio.
Pretendeu-se com esta mostra divulgar o trabalho realizado a nível de todas as escolas do concelho e sensibilizar a comunidade, em particular as famílias, para a importância que as bibliotecas desempenham no apoio às aprendizagens, no desenvolvimento de competências de informação, na formação de leitores e na promoção de hábitos de leitura.
As bibliotecas escolares de Olhão integram o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares criado em 1996 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, tendo com objectivo principal a instalação e o desenvolvimento de bibliotecas escolares nas escolas públicas de todos os níveis de ensino.
Para além desta iniciativa, realizaram-se diversas actividades em todas as escolas do concelho, como Encontros com Escritores (promovidos pela Biblioteca Municipal de Olhão), Concursos Literários, produção de Marcadores de Livros, Feira Franca, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário